terça-feira, 18 de outubro de 2011

cabelos brancos


Saiba as maneiras de amenizá-los

Não tem jeito. A partir de uma certa idade, por mais que a gente queira esconder, os cabelos brancos aparecem. Não há uma idade fixa para eles surgirem, pois isso depende muito da genética de cada pessoa. Mas o fato é que o processo de envelhecimento causa uma diminuição das células que pigmentam os fios, causando a perda da cor.
O que fazer, então? As mulheres têm algumas opções: ou assumem de vez as madeixas ou tentam disfarçá-las recorrendo às colorações, às colorações progressivas e aos tonalizantes. “A segunda alternativa é uma ótima aliada para minimizar os cabelos brancos, pois ela os encobre gradativamente a cada aplicação e os fios vão ganhando uma cor natural de uma forma discreta e eficaz”, diz Rosemeire de Oliveira, cabeleireira e consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze.

A profissional explica que o tempo ideal para fazer tinturas é a cada trinta dias, pois, após esse prazo inicia-se um desgaste natural da coloração na haste capilar, deixando a coloração opaca e sem brilho. Além de a cor original da raiz também já fica visível.

Tratamentos alternativos 
Alguns especialistas dizem que as ervas medicinais podem amenizar os fios brancos. E a escritora Rosy Bornhausen concorda. Em seu livro Ervas do Sítio ela indica usar nos cabelos o chá de sálvia bem forte como rinse e confia que, aos poucos, os cabelos voltam à cor normal. Já autora do guia Sebastiana Quebra Galho, Nenzinha Machado Salles, aconselha enxaguar a cabeça com chá, também bem forte feito, com folhas de nogueira.
Uma antropóloga americana afirma que o consumo cotidiano de uma cápsula da erva unha-de-gato é uma boa opção para amenizar os fios brancos. O produto, facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, também tem fama de fortalecer o sistema imunológico do organismo. Além das ervas, as mulheres também podem recorrer à massagem capilar, já que os movimentos estimulam a corrente sanguínea e faz com que a produção de melanina aumente.  
Você precisa saber
•    É mito que a cada fio branco arrancado nascem mais outros sete. Ele até poderá nascer branco novamente, mas não interfere na pigmentação dos outros ao seu redor.
•    Não é cientificamente comprovado que o estresse tem envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos.
•    Canície é o termo utilizado para definir o processo de embranquecimento dos cabelos.

Créditos:
Instituto Embelleze
www.institutoembelleze.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário